Regras •
EliminaçãoSe um jogador for eliminado, terá de informar alto e bom som
“MORTO” ou
“MÉDICO”.
De imediato deve colocar-se no local da eliminação se possível sentado
no chão com um pano vermelho na cabeça durante 10 minutos, até ser
curado, ou ficar eliminado para fazer Respawn.
Assim, quando atingido o jogador não está
“Morto”… mas sim
“ferido”.
Só ao fim de 10 minutos, caso não tenha sido curado por um médico é que
o mesmo irá para o Respawn e só depois do fim desse período de 10
minutos é que o mesmo está considerado eliminado.
Poderá em certos casos depois de ser eliminado o jogador ficar no meio de um
“combate” que envolve algumas dezenas de jogadores. É por isso que exigimos o
pano vermelho na cabeça bem visível para que no decorrer do
“combate” outros jogadores não tenham dúvidas da eliminação, evitando assim disparos desnecessários a quem já está eliminado.
Esse pano será usado após a eliminação e no caminho para o Respawn caso não seja curado por um médico.
NOTA!Serão
os jogadores inscritos que terão de trazer o seu pano. Se possível
tragam mais que um, uma vez que poderá perder-se um pano no decorrer do
jogo.
•
Após a eliminaçãoApós
um jogador ser eliminado, não poderá dar qualquer tipo de informação
aos restantes que se encontram no jogo, seja por viva voz ou através de
rádio.
As únicas palavras que podem ser proferidas são
“MORTO” e ou
“MÉDICO”.
•
Resgate do jogador após eliminaçãoJogadores que tenham sido
“feridos” (ou seja que sofreram um impacto mas no espaço de 10 minutos aguardam
por um médico) podem ser movidos e transportados por outro jogador em
jogo. Nesse caso, se for um jogador da mesma equipa, poderá leva-lo
sempre com o mesmo apoiado ou arrastado até ao médico da sua equipa.
Caso seja um jogador adversário a fazê-lo, o jogador ferido passará após
cura do médico a capturado, sendo levado em custódia pela equipa
adversária.
Em quaisquer dos casos, o jogador ferido nunca poderá usar a sua arma.
Um jogador
“ferido” nunca poderá mover-se pelos seus meios em busca de médico. Claro que em caso do jogador
“ferido” se encontrar em linha de
“fogo”,
poderá mover-se uns metros para ficar numa zona onde não atrapalhe o
jogo e onde o mesmo não volte a sofrer impactos. Terá sempre nesse caso
de anunciar que está Morto e sempre o pano vermelho na cabeça.
Queremos realçar o facto de jogador
“ferido” ficar deitado ou sentado com o pano vermelho bem visível (sempre com o
pano vermelho na cabeça ou em ultimo caso na arma levantada bem acima da
cabeça) com a arma em segurança e mag/carregador retirado, em vez de
estar numa posição que cause confusão aos restantes jogadores em jogo.
Findo 10 minutos em que não foi resgato ou curado, é considerado
“morto” e prosseguirá para o seu Respawn.
NOTA!É proibido ao jogador que for resgatar um
“ferido” ou seja, aquele que o transporta, usar a sua arma no decurso do salvamento.
•
MédicosQuando
um jogador for eliminado, o médico terá 10 minutos para começar o
tratamento. Se não o fizer nesse período, o jogador é considerado
“morto” e terá de ir para o seu respawn.
Caso
o médico chegue ao pé do jogador ferido no espaço de 10 minutos após a
sua eliminação, começará o tratamento que consistirá em aplicar uma
braçadeira branca num dos braços. Esse tratamento durará 2 minutos (caso
não tenha relógio, que se conte até 120).
Os médicos de jogo terão de usar uma braçadeira branca com uma cruz vermelha.
NOTA!Não
será considerado cura do jogador eliminado caso o médico não aplique
uma braçadeira. Estar ao pé do mesmo a tocar-lhe durante 2 minutos, mas
não colocar braçadeira, não será aceite como cura.
Nesse período de cura, o jogador terá sempre de ter o pano vermelho visível na cabeça!
•
Número de curasApenas uma braçadeira poderá ser colocado num jogador.
Caso seja atingido uma segunda vez, dirige-se de imediato para o Respawn não necessitando de ficar à espera dos 10 minutos.
Caso o jogador seja alvo de uma eliminação
Knifekills a mesma será instantânea não necessitando de médico ou espera no local.
Dirige-se de imediato ao respwan não havendo necessidade de ser tratado
por um médico.
Quando um jogador ficar curado uma segunda vez,
deixa na sua base as braçadeiras de cura de forma a serem usadas pelos
médicos de jogo.
O médico não poderá curar-se a si próprio. Outro médico, seja da sua equipa ou equipa adversária poderá cura-lo.
Cada médico só poderá carregar no máximo
20 braçadeiras e poderá reabastecer na sua base, uma vez que os jogadores feridos
entregam após a segunda eliminação a braçadeiras usada na própria base.
Não o fazendo estão a complicar a vida ao seu próprio médico.
•
Respawns e safezoneO
Respawn é uma das mais importantes regras do jogo. Após eliminação
(passados 10 minutos sem ser curado) o jogador deve de imediato
deslocar-se ao seu respawn de onde sairá em períodos de 30 minutos
(horas certas e meias horas.
Como exemplo: Se um
jogador chegar ao Respwan às 12:59 apenas terá de esperar um minuto
para voltar ao jogo. Jogador que chegue ao Respawn dois minutos depois,
terá de esperar até que seja 13:30.
O tempo de espera contará após o jogador chegar ao Respawn e não desde que foi eliminado!
Os
Respawns estarão situados perto das bases, e sempre bem visíveis e
assinalados devidamente. Haverá sempre um relógio que mostrará as horas
de respawn.
Dentro do Respawn e SafeZone será SEMPRE
"off-game" não podendo ser atacadas. Pedimos aos jogadores que coloquem as armas em safe e retirem os mags das mesmas.
Se os jogadores continuarem a jogar nunca poderão disparar para dentro do Resapwn.
Será aconselhado bom senso aos jogadores que estão em jogo, não “acampar” perto dos Respawns para emboscar quem sai dos mesmos.
Na Safezone não haverá qualquer tipo de jogo, sendo local de descanso.
•
ComportamentoAirsoft não é uma competição. Não há vencedores nem vencidos.
O
verdadeiro espírito do airsoft é camaradagem, fair-play, respeito e
amizade. Claro que infelizmente existem sempre poucos casos onde se
tentam contornar as regras em proveito próprio.
Pedimos a todos os jogadores que sejam honestos e que cumpram as regras do jogo e respeito por todos.
Pedimos
que não entrem em discussões. Se houver algo mesmo relevante para
discutir, sejam calmos e tolerantes e chamem um membro da organização.
Em
muitos eventos realizados se discutiu de forma menos correta sobre o
comportamento entre jogadores e equipas, com trocas de acusações,
criando mau estar entre os mesmos, jogo e outros jogadores alheios a
essas discussões.
Como sabem sempre se utilizou as palavras
“IMORTAL” e
“CRENTES” de
forma depreciativa, apenas porque se julga que no decorrer do jogo se
acertou noutros jogadores que não se deram como eliminados.
A não
ser que tenham uma prova sólida sobre um comportamento menos correto de
alguém, guardem-na para vocês. O julgar que acertou não serve. Se
tiverem mesmo certezas sólidas, chamem a organização que tratará da
situação.
Tenham orgulho, respeito e fair-play. Aceitem as vossas eliminações. Não se esqueçam que após o respawn, poderão voltar ao jogo.
A
organização sempre que alertada para alguma situação menos correta,
tomará medidas para averiguar o que se passou. Caso seja um caso grave
de discussão, agressões (sejam elas físicas ou verbais) poderá expulsar
os jogadores causadores de tais reprováveis situações.
Não se
esqueçam que estão a representar o bom nome da vossa equipa quando vem
jogar os nossos eventos, logo ajam de forma cordial e correta com todos.
Respeitem para serem respeitados.
É uma grande responsabilidade e não deve de ser tomada de foram leve.
NOTA!Nós
consideramos de forma grave tanto discussões como jogadores que não são
honrados. Não discutam com jogadores que não se dão como eliminados.
Chamem a organização. Começar uma discussão mesmo que se tenha razão
pode levar em ultimo caso à expulsão do jogo.
•
Equipas e fardamentosEste ano o Hostile Ops 2 vai ser uma vez mais um evento de role-play e de reencenação.
Como tal teremos duas forças em “combate”:
- Forças aliadas
- Forças Afegãs (onde estarão entre outras, Ta libans, al Kaeda)
Serão aceites apenas as seguintes fardas:Aliadas:
Afegãs:
Fardamento
civil (evitem por favor calças de ganga) e sempre com pakol, shemag ou
turbante. Podem apenas usar uma parte da farda militar (Calças ou Casaco
e nunca os dois ao mesmo tempo) e sempre em tons Woodland
(DESERT PROIBIDO)•
Distâncias de segurança e rendiçõesNão serão permitidos disparos entre jogadores a menos de 5 metros.
Em
casos de algum jogador estiver a menos dessa distância, a fim de evitar
situações menos corretas e censuráveis, pondo em risco a segurança dos
envolvidos, deverá de se proceder à rendição do jogador que será
OBRIGATÓRIA. O não acatamento da rendição será considerado um
comportamento grave.
No briefing será discutido como proceder à rendição de forma que não surjam dúvidas.
•
ChronyTodas
as armas em jogo serão sujeitas ao Chrony. Pedimos a todos que ao
chegarem ao check-in, levem as vossas armas e um mag vazio, uma vez que
serão medidas com BB’s 0.20 fornecidas pela organização.
Apenas aceitaremos armas que no chrony estejam abaixo de 1,3J equivalente a 374FPS medidos com Bb’s o.20.
Serão
feitos ainda no decorrer do jogo chronys de forma aleatória. Armas que
apresentem valores acima dos por nós permitidos, ditam a expulsão dos
jogador em questão.
•
Mags/carregadoresNeste evento apenas aceitaremos REAL CAPS (30bb’s), LOW CAPS (68 a 90 bb’s) e MID CAPS (120BB’s).Não há restrições no numero de mags que podem levar para o decorrer do jogo.
HI CAPS serão proibidos no decorrer do jogo. Se tiverem uma arma que não exista alguns dos mags permitidos, contactem a organização.
•
ViaturasHaverá veículos a circular no jogo. Estes podem ser amigáveis ou hostis.
Veículos no jogo não podem viajar a mais de 30 quilómetros por hora.
Não podem ser alvejados, nem os seus condutores ser eliminados no interior das viaturas.
Os veículos só se podem considerados inutilizados, caso sejam atingidos pela peça de artilharia, Rooket, ataque aéreo ou mina.
É estritamente proibido a apropriação de viaturas.
Viatura destruída, não pode entrar mais em jogo.
Viatura neutralizada pode ser recuperada.
Uma
das viaturas, estará indicada devidamente como Helicóptero e só poderá
ser destruída através de LOW's, Rocket's ou artilharia (caso esteja o
Heli parado).
ATENÇÃO!Todos
os veículos neutralizados ou destruídos deve demonstrar isso claramente
por duas bandeiras cor Verde (neutralizado) ou Laranja (destruída) em
ambos os lados do veículo.
As equipas que quiserem trazer as suas viaturas para o jogo deveram contactar a organização.
No Breafing será explicado como se elimina as viaturas.
•
“Helicopteros”Haverá
em jogo o uso de uma viatura a imitar um helicóptero que estará ao
serviço das forças americanas. Essa viatura será da organização e terá
uso limitado.
Caberá ao comando americano informar a organização que
necessita do uso de um Heli para colocação ou extracção de jogadores num
determinado local.
O mesmo poderá ser concretizado ou não devido a
“condições atmosféricas adversas”Por razões de segurança não será permitido disparos da e para a viatura.
Não será permitido que jogadores corram para o heli ou que lhes toquem, por motivos de segurança.
•
Arma atingidaA mesma ficará inop até ser feito cura ou respawn não podendo o jogador usa-la até lá.
•
Knife killsKnife kills são usados quando o silêncio é necessário.
Como se procede ao Knife Kill?
Basta conseguir aproximar-se do jogador adversário e sem ser notado tocar-lhe no ombro dizendo-lhe
KNIFE KILL.
Com
esta eliminação, o jogador eliminado não pode ser curado seguindo de
imediato para o Respawn com o pano na cabeça. Ao jogador eliminado,
pede-se a cortesia de não gritar
“MORTO” fazendo-o
apenas quando estiver no deslocamento para o Respawn, afastado já do
local onde foi eliminado. Temos de dar honra a quem nos faz uma
eliminação destas… se forem vocês a fazê-lo gostarão de tal honra.
NOTA!!! Não serão autorizados o uso de qualquer imitação de facas.
•
Minas/IEDMinas/IED poderão ser encontradas no terreno de jogo.
Caso pisem alguma serão considerados
“MORTOS” indo de imediato para o respawn. Jogadores que estejam num raio de 3
metros ficam eliminados, sendo necessário cumprirem as regras da
eliminação. Haverá vários tipos de minas que serão mostradas no
briefing.
Caso detectem alguma apenas jogadores que sejam
“engenheiros” as poderão desactivar. Esses jogadores terão uma braçadeira própria.
Embora
sejam os únicos que as podem desactivar, as mesmas podem estar
armadilhadas no momento da sua desactivação e caso imitam algum alarme, o
jogador é considerado
“Morto” procedendo de imediato para o Respawn.
•
Hostile-dollarsHaverá no evento dinheiro de jogo que pode ser usado de forma a vos facilitar a vida.
Não
terá qualquer valor fora do jogo, mas poderá ser usado para obter
vantagens para a vossa equipa. Usem-no bem para obter informações, pagar
subornos, etc…
•
"Bombistas suicidas" / "Carros bomba"Será
a organização que decidirá quem usará este tipo de adereços. Quem a
usar, eliminará todos os jogadores que tiverem num raio de 10 metros.
NOTA!
As normais regras de eliminação serão usadas contra os bombistas. Caso os detectem a tempo e eles sejam eliminados, não poderão
“detonar” as suas
“bombas”. Olho bem aberto.
•
ConfiscarQuando
um jogador for feito prisioneiro as suas armas serão confiscadas. Para
tal basta informar o jogador que a arma está INOP e que o mesmo nunca a
poderá usar. Procede às regras de segurança com as armas e carregará
sempre as mesmas.
Caso o jogador consiga fugir, ou mesmo ser libertado, só poderá usar as armas 5 minutos depois.
•
Revistas a um jogadorUma vez que jogadores podem conter em si, informações ou
“bombas”,
os mesmos poderão ser revistados. Existem pessoas que não gostam de ser
tocadas, por isso, é necessário o uso de cordialidade entre todos. Quem
for fazer a revista deve de perguntar se pode revistar a pessoa. Se a
mesma concordar, tudo o que encontre de material fica na sua posse.
Caso
o jogador se recuse a ser revistado, o mesmo é considerado off-game e
deve-se de chamar a organização sendo penalizado o jogador com uma hora
na Safezone sem jogar, perdendo todos os adereços que levava.
Isto é um jogo de role play e reencenação… ajudem à história!
•
PrisioneirosPodem ser feitos prisioneiros, ou por detenções, por trocas diretas entre equipas, resgates, raptos, etc…
Haverá regras muito restritas a serem consideradas numa situação destas:
Não será permitido o uso de algemas ou fitas de serrilha.
Caso
tenham em vosso poder fita tape de papel, podem “algemar” sempre com as
mãos em frente do corpo e nunca atrás o jogador e o mesmo terá sempre
de se conseguir libertar numa situação de emergência.
Terá de haver sempre muita amabilidade na colocação das
“algemas” e nunca o jogador prisioneiro poderá sentir desconforto no uso das mesmas.
Não pode haver coação de forma alguma sobre o jogador. É role play mas estupidez ficam à porta deste evento.
•
Artilharia e Ataques aéreosApenas a organização pode usar a pedido dos comandos de cada facção o uso deste tipo de ataques.
No caso de artilharia, a mesma será usada apenas pela equipa que detiver na sua posse a peça. Poderá fazer
3 tiros no máximo espaçados entre 5 minutos.
Caso tenham dinheiro de jogo, poderão comprar mais ataques. Caso
consigam alguns objectivos serão recompensados com mais ataques.
C
ada disparo elimina 3 jogadores que se encontrem num raio de 10 metros desprotegidos.Já no caso dos
ataques aéreos, os mesmos podem apenas ser pedidos pelos americanos a dois em cada 15 minutos. Os mesmos poderão não acontecer caso
“condições adversas atmosféricas" que impeçam aviões de descolar.
Cada disparo elimina 10 jogadores que se encontrem num raio de 10 metros desprotegidos.